Nosso colaborador José Victor em sua viagem de férias no Canadá fez um texto nos mostrando como está a realidade de quem chega ao país pós pandemia. 

Para viajar ao Canadá é necessário do passaporte, visto (podendo ser o ETA), teste negativo do COVID-19, certificado de vacinação do COVID-19 (pode ser adquirido no aplicativo Conect SUS), recibo do ARRIVECAN, entre outros documentos com relação ao motivo da sua viagem (turismo, estudante, trabalho e etc). 

Obs: Estes documentos serão solicitados pela companhia aérea. 

O ARRIVECAN é uma exigência do Canadá. Se você não realizar o cadastro em até 72 horas do voo, você não poderá entrar no país de destino. 

O aplicativo pode ser baixado tanto para IOS quanto Android. 

O aplicativo irá solicitar informações pessoais, certificado de vacinação (caso tenha sido vacinado), plano de quarentena (mesmo que esteja vacinado, é necessário ter um plano de quarentena) e entre outras perguntas como quanto tempo irá ficar, motivo da viagem e informações do voo. Após a realização do preenchimento, você recebe um recibo tanto por aplicativo, que você pode acessar pelo mesmo, e também por email. 

Dica: É melhor sempre ter TUDO IMPRESSO. Facilita a sua vida e dos policiais durante a passagem na imigração. 

Air Canada providencia um kit higiênico com uma máscara, um frasco de alcool em gel e dois paninhos com alcool.

Com relação a comida, a companhia aérea está servindo de forma normal e não mais em caixas como no começo das viagens durante o pique da pandemia. E desta forma, todos os assentos estavam preenchidos, seguindo uma viagem pré e pós pandemia. 

Após pousar no aeroporto, você seguirá para a área de imigração onde antes mesmo de falar com um policial, você irá acessar uma máquina (quiosque) para declaração. Diferente de outros países, a folha de declaração, como motivo da viagem, quanto está levando em dinheiro, quanto tempo irá ficar e entre outros, no Canadá, eles possuem esses quiosques que você faz a declaração eletronicamente. 

Após realizar o processo, a máquina imprime a declaração e você apenas segue na fila da imigração. 

Depois que passar da imigração e coletar a mala, você irá entregar a declaração com o carimbo de admitido para outro policial. 

E após isso, você pode ser aleatoriamente escolhido para realizar um teste de COVID-19 (Viajantes totalmente vacinados também pode ser selecionados). 

O centro de saúde que irá dizer se o teste é realizado em uma área do aeroporto ou se você receberá um kit para realizar o procedimento em residência. 

Obs: Este teste é gratuito. 

Como o Canadá está com uma porcentagem altíssima de pessoas totalmente vacinadas, o uso da máscara em lugares abertos não são obrigatórios. 

É necessário o uso da máscara em locais fechados, como conveniências, farmácia, shopping mall e lojas em geral. 

Locais de alimentação, você só poderá comer no local se apresentar um documento com foto e certificado de vacinação completa. Caso contrário, você só poderá comprar a comida e comer em lugar público ou em sua residência. 

Fora esses procedimentos e exigências, o turismo em Toronto é maravilhoso para pessoas que são fã de galerias de arte, parques florestais, lagos, bicicletas e a vida urbana de uma grande metrópole. 

Um grande amigo durante sua estadia será o transporte, até porque não vale a pena alugar um carro para cidade. A não ser que você vá para outras províncias. 

A própria locomoção do aeroporto para o centro da cidade é feito de forma sucinta. 

O aeroporto possui dois terminais sendo terminal 1 e 3. Os terminais são ligados por um trêm gratuito que passa por eles e mais a garagem. 

Obs: A garagem no momento está sendo usada apenas para teste de COVID-19. O teste pode ser realizado para volta ao seu país de origem ou outro destino. O centro de saúde implantado na garagem possui o teste por Drive-in ou a pé. Drive-in é no primeiro andar enquanto o a pé é no terceiro andar. Qualquer tipo de estacionamento para o carro para outras funções, o mesmo deve ser realizado nos terminais 1 e 3. 

O terminal 1 possui a conexão com o centro (Train to City). O valor da passagem é de 13,65 dólares Canadense e a duração é de 30 minutos. O trem possui um local para colocar bagagens maiores próximo a você tão bem quanto um suporte de mesa igual aos dos assentos do avião para comer e usar eletrônicos. 

A estação do centro da cidade é chamado de Union Station e é a principal estação da cidade porque na mesma você consegue se deslocar para qualquer lugar. 

O preço do metrô é de 3,25 dólares Canadense.

A Unio Station possui 4 linhas de metrô tão bem quanto o trem para o aeroporto e ônibus. 

Para viajantes que ficarão até duas semanas, a compra unitária das passagens é mais interessante do que a compra de um cartão no qual você recarrega o valor; isso porque se sobrar algum valor no cartão de transporte, o mesmo não será reembolsado e para adquirir um cartão, fora o valor do carregamento, você paga 6 dólares para emissão do mesmo. 

E lembrando que tanto o ticket unitário quanto o cartão para o transporte, cada meio de transporte público possui o seu próprio. Sendo assim, se você utilizar o trem para sair do aeroporto e depois um metrô para um local determinado e quiser adquirir o cartão ao invés do ticket unitário, tenha em mente que só para emissão de ambos você gastará 12 dólares mais o valor para carregar os cartões. 

Fora a locomoção por transporte público, se você for um amante de bicicleta, poderá alugar uma em quiosques que ficam espalhados pela cidade. E não só a paisagem que você verá durante o trajeto, mas também a facilidade em andar de bicicleta em uma cidade plana, raremente elevada, serão uma experiência de tirar o fôlego haha

Lugares para conhecer durante a estadia são diversos, mas estes abaixos foram os que eu escolhi:

Parque florestal – Park Drive Reservation Lands

Esse parque comparado o High Park e Trinity Bellwoods tende a ser mais imerso com a natureza. Sendo assim, se você for fã da experiência, esta é uma ótima escolha. 

Há outros parques que valem a pena conhecer como High Park e Trinity Bellwoods

Esses dois parques são mais para família em geral e fotos para o instagram, até porque o High Park possui a folha do Canadá, Maple, numa parte do parque toda cheia de flores. 

Apesar de existir lagos pelo Canadá, há uma praia chamada Sugar Beach no qual faz você ter uma mini experiência de praia. Mini porque você só pode tomar sol. É proibido a entrada no lago. Mas há locais para se sentar e tomar um sol. 

Para os amantes de museus, galerias e arte em geral, locais como AGO GalleryRoyal Ontario MuseumBata Shoes MuseumGraffiti Alley e Kensington Market são ótimos lugares para se aventurar. 

Entre esses locais, o AGO Gallery pode ser acessado sem precisar pagar, mas apenas para pessoas entre 14 e 25 anos. O ticket é chamado FREE Anual Pass. O ticket não é só para áreas gerais da galeria, mas também para exibições principais como Andy Warhol e Picasso. Fora este ticket apenas para AGO Gallery, o valor irá variar entre idade e exibições durante o mês tanto para essa galeria quanto para o Royal Ontario e Bata Shoes Museum.

Site AGO Gallery: https://ago.ca

Site Royal Ontario Museum: https://www.rom.on.ca/en

Site Bata Shoes Museum: https://batashoemuseum.ca

Perto do AGO Gallery, há os locais como Graffiti Alley e Kensington Market. 

O Graffiti Alley, como o nome já diz, é uma vila que possui diferente desenhos artísticos para você tirar foto. 

E logo ali na vizinhança, há o Kensington Market. Uma área com venda de produtos locais e um ambiente “hippie” da cidade. Vale muito a pena a visita para tirar fotos e relembrar dos anos 70. 

E para os grandes amantes de comida, como o Canadá é um país de imigrantes, o mesmo apresenta uma gigantesca variedade de comidas do mundo a fora e bem localizadas no centro de Toronto. Você localizará comidas da maior parte da Ásia, Oceania, Europa e América Central em geral. 

E caso queira uma imersão ainda mais impactante com a cultura de um certo país, partindo do centro de Toronto para o lado oeste, você verá Portugaltown, Koreantown, Italytown, Chinatown e entre outros. 

Para saber mais sobre nossos produtos, confira: www.brasilareventos.com.br ou entre em contato conosco através do WhatsApp: (11) 93020-7879 ou no e-mail: contato@brasilareventos.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *